Dourados, 13 de Julho de 2025

MULHERES NA ENGENHARIA: ENTREVISTA COM VÂNIA MELLO, A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR O CREA-MS

Publicado em:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Celebrado nesta segunda-feira, 23 de junho, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia tem como objetivo apoiar, inspirar e destacar a história de mulheres dentro das engenharias.

O Plantão do MS foi até a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) para entrevistar a engenheira agrimensora e presidente da instituição, Vânia Abreu de Mello — a primeira mulher a presidir o Crea-MS em toda a história do conselho. O Crea-MS congrega aproximadamente 10 mil profissionais no estado.

A entrevista tem como objetivo destacar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado nesta segunda-feira, 23 de junho. A data surgiu em 2014, no Reino Unido, promovida pela Women’s Engineering Society (WES), organização fundada em 1919 com o objetivo de apoiar, inspirar e capacitar mulheres na área da engenharia.

A Dra. Vânia compartilhou sobre sua trajetória, mencionando que nasceu em Bela Vista, mas veio para Campo Grande aos 16 anos, onde começou sua formação em engenharia de agrimensura. Ela destacou seu empenho e dedicação ao curso, junto com sua história de liderança tanto na escola quanto posteriormente em sua carreira.

Na conversa, ela refletiu sobre os desafios que enfrentou, enfatizando que, para ela, as posições que ocupou foram fruto de trabalho e não de ambição de poder. A Dra. Vânia também falou sobre as conquistas que alcançou durante sua gestão e os avanços no fomento à participação das mulheres no Crea-MS, incluindo a criação do Programa Mulher do Crea-MS.

Ela mencionou que sua inspiração vem de seu pai, que sempre a motivou a ser responsável e a buscar melhorias em sua área de atuação. A Dra. Vânia finalizou a entrevista reafirmando a importância da participação feminina na engenharia e na busca por espaços de liderança, destacando que as mulheres precisam se sentir seguras para ocupar esses lugares.

Veja
também

Curta nossa página no Facebook

E fique por dentro dos acontecimentos em Dourados e região