Em uma importante conquista para a moradia em Dourados, o prefeito Marçal Filho anunciou que a cidade foi contemplada com a construção de 100 novas unidades habitacionais, tudo por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Este programa é uma iniciativa vital destinada a atender famílias de baixa renda, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. A busca por soluções habitacionais teve início logo nos primeiros dias de governo do prefeito, e a rápida resposta das autoridades refletiu o empenho em solucionar um problema tão urgente.
“A nossa gestão já iniciou várias tratativas e projetos habitacionais desde o começo. Determinamos que nossa equipe técnica priorizasse a garantia de moradias para quem mais precisa, promovendo cidadania e dignidade a todos que foram, muitas vezes, ignorados pelas políticas públicas no passado”, afirmou Marçal Filho, ressaltando a importância de atender a população que vive em condições adversas.
O prefeito também destacou que Dourados se destaca em Mato Grosso do Sul, sendo um dos apenas cinco municípios que foram beneficiados pela Portaria número 47/2025, publicada recentemente pelo Ministério das Cidades. Enquanto outros municípios, incluindo a capital Campo Grande, receberão apenas 50 unidades habitacionais, Dourados garantiu o dobro. “Essa conquista comprova a importância do alinhamento entre a Agência Municipal de Habitação e a Agência de Habitação do Governo do Estado”, explicou, evidenciando a parceria entre os órgãos governamentais.
Marçal Filho destacou que a conquista das 100 moradias é o resultado de um trabalho colaborativo e de diálogo constante com diferentes níveis de governo. “Estamos num novo momento para Dourados, com um foco claro em melhorar a vida das pessoas. Esse resultado sinaliza o compromisso da nossa administração com as famílias que mais precisam”, comentou. Ele enfatizou ainda que a liderança de Dourados no número de unidades habitacionais aprovadas é motivo de orgulho e uma indicação de que estão no caminho certo.
Éder Felipe, diretor-presidente da Agehab Dourados, também comemorou a publicação da portaria e sublinhou a importância das parcerias institucionais nesse processo. “Essa vitória não seria possível sem o apoio da Agehab do Estado, que esteve ao nosso lado, como uma verdadeira parceira, e da Secretaria Nacional de Habitação. Elas reconheceram o potencial e a verdade do projeto de Dourados”, declarou, destacando a sinergia necessária entre as instituições para que projetos como este se tornem realidade.
Felipe também fez questão de frisar a eficiência da atual administração no que diz respeito à conquista de novos projetos habitacionais. “A articulação estratégica do prefeito Marçal Filho, que utiliza sua experiência e sabe dialogar com as lideranças estaduais e federais, foi essencial para que Dourados conquistasse a maior quantidade de unidades habitacionais do Estado”, observou.
Dourados, em sua trajetória de crescimento e desenvolvimento, viu um marco ser alcançado com essa conquista, superando até mesmo a capital Campo Grande em termos de unidades habitacionais. “Essa conquista reflete a eficácia da gestão e a liderança firme do prefeito Marçal Filho na busca por melhorias concretas para nosso município, especialmente num setor onde a demanda é alta”, concluiu Éder Felipe ao entregar ao prefeito a Portaria número 47/2025 do Ministério das Cidades na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025.
Com essa medida, Dourados não apenas avança em políticas habitacionais, mas também reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais justo e digno para suas famílias, garantindo que a dignidade no lar seja um direito de todos.